sábado, 17 de maio de 2014

Adeus, mamadeira

 Calma, não virei um blog materno, longe disso .. mas a minha casinha é uma enorme colcha de retalhos, onde dá pra se falar de várias assuntos.
 Hoje eu vim falar de um acontecimento aqui de casa, o desmame ( da mamadeira).. Gente, é tão difícil como o desmame do peito. Felipe parou de mamar com um aninho ( minha mais velha também),que fique bem claro, sem traumas. E desde então, ele usa a mamadeira para o leite, outros líquidos sempre usou copo, acho válido incentivar os outros líquidos em copos, para que na hora de tirar, não seja um apocalipse lunar.
 De uns tempos pra cá venho conversando com ele a respeito da mamadeira
_ que é bacana sair, já é um homenzinho, e blá, blá ... .
 É,  tem que parti deles a decisão. E não, de nós .. nada de traumatizar a criança.
 Ele anda fascinada por livrinhos e apavorado com as lagartixas, então me deito com ele, até ele dormir, é tão gostoso, em menos de 10 minutos, ele (pluft) dorme.
 Mas antes " conta uma historinha , mamãe".. e eu conto. E comecei a perceber que ele não estava mais pedindo a mamada antes de dormir. Iupiii! .. A leitura deu certo, ele viaja tanto nas historinhas que acabou se esquecendo da mamadeira.
 Nessa quinta feira, ele amanheceu decidido, pediu a mamadeira e já falou que podia jogar fora, que ele iria tomar no popo = copo, eu ainda relutei, perguntei, mas ele foi taxativo, não, não quero mais.
 Jogamos fora, adeus mamadeira, bye bye ..



Fue,fuen, ..  Mas a tardinha, ele tornou a pedir a mamadeira, deitadinho. Eu falei com aquela dorzinha no coração.
_Filho, não dá pra mamar deitado, o leite vai derramar, agora é no copo. Jogamos ela fora hoje cedo, lembra? ..
_ Lembro mãe, me dá um copo bem cheio.
Não fez carão, nem resmungou e nem chorou querendo de volta.
_A vida é assim meu filho, tem decisões que tomamos, que não dá para voltarmos atrás, o leite é o mesmo, o chocolate também, só mudamos para o copo.
[ Confesso se ele tivesse feito a carinha tão linda de pidão, teria ido na mesma hora comprar uma mamadeira nova] .. Sou mãe, manteiga derretida, genty!
 Conversas antecipadas  desses vícios marotos, sempre funcionam, ou fazer troquinhas saudáveis, (no meu caso foram os livros e historinhas antes de dormir) também é uma ótima pedida. Vá com calma, cada criança tem seu tempo, quando menos esperar: pluft! O milagre acontece.

Meu Felipe tá crescendo e caiu minha ficha, já não tenho mais um bebê em casa.
Um outro ciclo, se inicia para ele,  que ele permaneça com essa essência de menino, companheiro e amoroso.. E que venha a nova fase..



                 Lindo fim de semana
                             Bjú!



3 comentários:

chica disse...

Lindo te ler e ver essa fase tão legal das nossas crianças.Um amor e ela escolheu,decidiu.. beijos,chica

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Owmmm...entendo total o que vc está passando! Meu menino deixou a mamadeira mas toma o leite toda manhã e noite no copo com furinhos, assim evita também que ele derrube, pois adora tomar o leite meio deitado na sala ou na cama! E claro que já me peguei chocada pensando "Ó Lord, não tenho mais bebe! Já é um meninão!"
Ficam saudades...pois agora até pegar no colo está mais dificil e isso era tão bom! Enfim, eles crescem e já sabem o que querem!
Beijos
CamomilaRosa

Anônimo disse...

Ownnnn, quantos anos ele tem? O meu essa semana largou a mamadeira tbm, João tem 2 anos e 6 meses